TBS Corretor de Imóveis

Documentação do imóvel: quais são os custos e quem paga por eles?

Fique por dentro dos documentos que fazem parte da documentação do imóvel, seus custos, quem paga por eles e organize-se.


O ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis) é cobrado pela transferência de propriedade. Os valores praticados têm como parâmetro o preço do imóvel e um percentual que varia de prefeitura para prefeitura.

Em Maringá, por exemplo, o ITBI custa 2% sobre o valor do imóvel. Verifique qual o percentual praticado pela prefeitura onde o imóvel que vai negociar está situado.

Os custos com o ITBI ficam por conta do comprador do imóvel e devem ser pagos antes da transmissão da propriedade ou do direito sobre o bem, que é feita no Cartório de Registro de Imóveis.


Registro de Compra em Cartório – o registro de compra faz parte da documentação do imóvel. É o documento que transfere a posse do bem do vendedor para o comprador. Sem ele, o imóvel continuará em nome de quem vendeu o imóvel.

Seu valor também varia de estado para estado e de acordo com o preço do imóvel. Grosso modo, quanto maior o valor do imóvel, maior a taxa cobrada para a emissão do Registro de Compra.

Quem opta pelo financiamento bancário não tem necessidade de emitir o documento, uma vez que o próprio contrato de compromisso tem esse peso.


Vistoria do Imóvel – é um documento obrigatório para quem compra um imóvel financiado pelo banco. Cada instituição financeira pratica um valor para sua realização. Quem arca com o custo é o comprador.

Esses são os principais documentos que precisarão ser emitidos para que o processo de compra e venda do imóvel seja concluído.


Como você vê, os custos com a documentação do imóvel são significativos, por isso tome nota de cada um dos documentos obrigatórios e de seus custos, converse com um corretor e fique bem informado para não ser surpreendido!

Compartilhe: